Empreededorismo verde
1. CONCEITO
O empreendedorismo verde começou a ser pensado em função da grande quantidade de recursos naturais que são degradados mais rapidamente do que a capacidade que o planeta tem de recompô-las.
Os efeitos do desequilíbrio ecológico provocado por séculos de industrialização aumentam dia-a-dia, trazendo conseqüências para toda a cadeia de negócios, que vai desde a extração de matérias-primas, até os produtos e distribuição final.
Com isso, surgiu então a necessidade de aliar criatividade empresarial a sustentabilidade (a capacidade de consumir sem destruir), o que tem como maior objetivo minimizar o impacto do desenvolvimento.
Conforme o pesquisador Roberto Paro, da Fundação Dom Cabral, que publicou um artigo na Revista HSM Management em 2007: “A idéia da sustentabilidade está associada à preservação da capacidade de atender as necessidades das gerações presentes e futuras”.
Sim, é uma questão de perpetuação de nossa espécie, já que precisamos dos recursos naturais para sobreviver.
Podemos dizer então que empreendedorismo verde seria a maneira eficaz de criar novas tendências empresariais aliando a capacidade de produzir sem destruir o planeta com o aumento da lucratividade das organizações, pensando de maneira consciente e duradoura.
É notória a carência de práticas ambientais entre os gestores das Micro e Pequenas Empresas brasileiras, o que faz muitas vezes com que não invistam em práticas ambientalmente responsáveis ou até mesmo cometam o engano e enxergar essas iniciativas como um gasto e não como um investimento que lhes trará retornos.
Não se pode olhar para o passado e acreditar naquele modelo econômico que buscava o lucro a qualquer preço, sem pensar no entorno, no meio ambiente e na igualdade de oportunidades para todos, ele não existe mais. Este trabalho divulga a idéia da sustentabilidade que deverá ser o rumo a seguir por todas as empresas.
2. ORIGEM E HISTÓRICO
Toda intervenção que se faça em