Empilhadeiras
Existem diversos tipos e modelos. Os mais comuns, em galpões fechados e centros de distribuição são as empilhadeiras de combustão em gás liquefeito (GLP) e elétricas.Possuem capacidade de carga que vão de 1.000 kg a 16.000 kg, e de 2,00 metros até mais de 14 metros.
São disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos.[2]
Existem diversos tipos e modelos, tais como: elétricas, manuais, combustão e portuárias.
Tipos de Empilhadeiras
Podemos separar os diversos tipos de empilhadeiros por classes.
As de classe 1, 2 e 3 são elétricas.
As da classe 4 são com motor a combustão, mas seus pneus são maciços tipo cushion.
As da classe 5 também são com motor a combustão com os pneus podem ser de qualquer tipo, ou pneumático.
Finalmente, as classe 6 compreende os rebocadores, que são largamente utilizados em aeroportos, campos de golfe e futebol, ou em lugares que exigem transporte de material e pessoas e que comportam a passagem desses veículos pequenos.
[editar] Elétricas
São equipamentos versáteis em função do seu desenho e de suas características operacionais, são próprios para serem operados em lugares fechados, tais como: depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas. Geralmente compactos, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, normalmente possuem uma torre de elevação com grande altura aumentando consideravelmente a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras.
São movidas a eletricidade, sendo sua principal fonte de energia baterias tracionárias. Operam silenciosamente, fator de grande importância em qualquer ambiente produtivo diminuindo consideravelmente ruídos operacionais. Possuem alto grau de giro possibilitando manobras em seu próprio eixo.
[editar] Manuais
Existe uma variedade muito grande e diferentes tipos de empilhadeiras manuais