Empilhadeira
No brasil marcas como Hyster e Clark já estão no mercado a mais de cinquenta anos e com globalização podemos afirmar que existem mais modelos de empilhadeiras que de automoveis.
Os implementos acompanham o rítimo do desenvolvimento das empilhadeiras, podemos afirmar que nos dias de hoje os implementos são adaptados aos produtos e não o produto adaptado ao implemento como acontecia antagamente.
A abrangencia e aplicação das empilhadeiras ultrapassa o setor industrial, elas estão presentes no comércio, na construção civil, setor de transportes e outras áreas isso devido ao mercado pediir agilidade.
O mercado de trabalho para os operadores é outro fator que chama atenção pois além de empregar como operador de empilhadeira também agrega valor a outras profissões.
Um mercado praticamente voltado para a indústria com diversos tipos e modelos de empilhadeiras para diversas situações, esses equipamentos são utilizado para transportar cargas dentro de uma empresa ou portos. Normalmente essas mercadorias são transportadas sobre pallets[->0]. As empilhadeiras mais comuns são de gás liquefeito (GLP) utilizadas em galpões fechados e grandes centros de distribuição de produtos e mercadorias, a capacidade de carga desse modelo e de 1.000kg a 16.000kg, podendo erguer de 2 metros de altura a até mais de 14 metros.
A empilhadeira moderna, essa que conhecemos hoje foi desenvolvida em 1920 por várias companhias, incluindo empresas fabricantes como Clark e Yale & Towne Manufacturing, desde então se tornou um equipamento quase obrigatório em muitas empresas para transporte e armazenagem de produtos e equipamento de peso. parte 2
As primeiras empilhadeiras que nem esse nome tinha, foi desenvolvida para embarcar a bagagem dos passageiros no trem, isso no ano de 1906