Emoção
Departamento de Ciências Humanas
Psicologia
ATIVIDADE PRÁTICA DE EMOÇÃO
São José do Rio Pardo – SP
Novembro /2011
ATIVIDADE PRÁTICA DE EMOÇÃO
Novembro /2011
Introdução
Emoção é uma mistura de excitação fisiológica, comportamentos expressivos e experiência consciente. Quando enfrentamos desafios, as emoções põem nossa atenção em foco e energizam nossas ações. Nosso coração se acelera. Nós apressamos nosso passo. Todos os nossos sentidos entram em alerta. Ao receber boas noticias inesperadamente, nossos olhos podem se encher de lágrimas. Nós levantamos nossas mãos em triunfo. Sentimo-nos exuberantes e cheios de confiança. (MYERS,2006)
“Entre todas as espécies, os humanos parecem ser os que mais se emocionam” (HEEBB,1990)
Expressamos medo, raiva, tristeza, alegria e amor.
Existem três teorias clássicas que discutem as questões sobre a fisiologia, expressão e a experiência das emoções: a James-Lange, a Cannon-Bard e a de Schachter que é a teoria dos dois fatores da emoção. (MYERS,2006)
De acordo com James, “Nós nos sentimos tristes porque choramos, zangados porque brigamos, e assustados porque trememos”(1890,p.1066). Já a teoria de Cannon-Bard diz que o nosso coração começa a disparar quando começamos a experienciar o medo; um não causa o outro. Enfim, a teoria dos dois fatores de Schachter propõe que as emoções têm dois componentes: excitação física e o rótulo cognitivo presumindo que a experiência da emoção cresce a partir da consciência da resposta corporal. (MYERS,2006)
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo a prática da observação e registro de informações, utilizando uma cena de um filme apresentado a um grupo de pessoas. Após a observação, análise e coleta de informações e relatos sobre as reações do participante diante da exibição, será apresentado um resumo dos dados coletados.
Com esta análise poderemos identificar se as reações foram fisiológicas, expressivas ou cognitivas ocorrendo