Emoção do futebol no rádio
Após diversas modificações e evoluções da comunicação, o rádio, mídia sem imagem, permanece intocável e forte. O futebol é o esporte mais apaixonante do Brasil. A minha admiração pelo rádio e paixão pelo futebol, levaram a unir os dois temas para comporem o meu trabalho de conclusão de curso.
O rádio foi o primeiro veículo de comunicação a atingir e conquistar toda a população brasileira, se tornando o principal meio de integração social e estando presente no cotidiano de toda a população.
Utilizando artifícios da locução, os narradores com suas vozes mexem com o imaginário dos ouvintes, tendo a capacidade de causarem emoções nos mesmos, principalmente em transmissões de jogos de futebol.
O profissional de rádio tem a função de passar para os ouvintes com veracidade tudo o que ocorre. A voz de um narrador tem o poder de influenciar, emocionar e persuadir. A ênfase dada a certas palavras pode mudar o sentido de uma idéia. O profissional deve sempre se atentar a tudo o que fala, pois passa a ter responsabilidade sobre o fato que irradia.
Mais do que em qualquer veículo, o rádio tem que usar o improviso. Por não ter o recurso da imagem, o locutor deve preencher um espaço vazio, sempre com coerência para que o ouvinte visualize exatamente o que está acontecendo.
O futebol é transmitido pelo rádio, que ainda tem espaço absoluto nas transmissões por levar a emoção com mais intensidade aos ouvintes. Quem já ouviu uma partida transmitida pelo rádio, certamente confirmará esse sentimento. Não há veículo mais tocante, que mexa mais com a imaginação e faça o coração bater mais forte, do que o rádio.
1.1 OBJETIVOS
O objetivo geral deste trabalho é produzir um programa de rádio interativo e dinâmico, que atinja a todos os públicos e os convença da idéia principal.
“Esporte Emoção” vem mostrar como o rádio sobrevive como insubstituível transmissor do futebol, através de histórias de alguns protagonistas da história do rádio esportivo que, narrando