História Sobre o Estado da Califórnia
O Estado é um dos maiores dos Estados Unidos, possuindo a terceira maior dimensão territorial. A Califórnia também é o mais populoso, com uma população de quase 33.871.648 milhões de habitantes. Quatro das maiores cidades estadunidenses estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São Francisco, San Diego e São José.
A importância econômica do Estado é enorme. Uma prova disso é o fato do mesmo ser o maior centro industrial dos Estados Unidos. Se a Califórnia fosse um país, seria a sétima economia mundial, uma vez que seu PIB é de 1,55 trilhão de dólares (2004). No Estado se localiza o Vale do Silício, região que abriga um conjunto das maiores empresas do mundo da área de tecnologia e informática. Além disso, a Califórnia é a líder nacional na produção de produtos agropecuários.
O clima predominante no Estado é o temperado mediterrâneo. As temperaturas podem ser muito altas no verão, com médias de 33ºC, e frias no inverno, principalmente na região nordeste. A Califórnia é o Estado estadunidense com o maior contingente de imigrantes latino-americanos; cerca de 93% de sua população vive em áreas urbanas.
Esquecida por seus descobridores europeus durante séculos, a ponto de figurar em numerosos mapas dos séculos XVII e XVIII como uma ilha, a Califórnia se converteu em uma das regiões mais desenvolvidas e com um nível de vida dos mais elevados em todo o mundo.
O estado da Califórnia é o terceiro em extensão nos Estados Unidos, 411.049km2, só superado por Texas e Alasca.