Emissoras de tv
Fundação 18 de setembro de 1950
Extinção 18 de julho de 1980
Fundador Assis Chateaubriand
A Rede Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil, da América do Sul e da América Latina.
Encerrou transmissões por culpa do Governo Figueiredo (1979-1985), que exigiu o lacramento da emissora para o pagamento de dívidas. Todos os funcionários foram dispensados.
Veja um vídeo onde um membro da Dentel lacra o tranmissor de São Paulo: http://www.youtube.com/watch?v=ohP3NL4bYwc O Presidente, na época, era João Batista de Oliveira Figueiredo (Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1918 — Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1999)
A TV Tupi de São Paulo deu lugar ao SBT
A TV Tupi do Rio de Janeiro deu lugar a TV Manchete
O prédio da TV Tupi em São Paulo é hoje a MTV.
TV EXCELSIOR
Fundação 9 de julho de 1960
Extinção 30 de setembro de 1970
Fundador Mário Wallace Simonsen
Em 1964, a Excelsior passou por uma grande crise, sob pressão do regime militar, que a forçou a tirar programas do ar, os quais traziam renda à emissora. Para acentuar a crise, o empresário Celso Rocha Miranda perdeu as concessões de voo da Panair dois anos depois. Cinco dias depois, a Panair falia.
A Excelsior, sem dinheiro e com a conta estourada, é vendida ao Grupo Folha de S. Paulo, que a devolve aos antigos donos pouco tempo depois. Em 1969, TV Excelsior era um nome que não podia ser dito no governo militar, pois ela estava endividada e abandonada. Ocorreram ainda dois incêndios na TV Excelsior em uma única semana. Um foi simples, de pequeno porte, destruindo apenas um pequeno cenário. O segundo foi na sexta-feira e destruiu boa parte do acervo.
1º de outubro de 1970: a Excelsior se encontrava á beira da falência. Por volta das 18h40, Ferreira Neto invade o estúdio, que estava transmitindo um programa humorístico (Adélia e Suas Trapalhadas), e anuncia aos telespectadores que o governo decretara o fim da Excelsior. Naquele momento, na central técnica da