História e Sedimentação da Tv no Brasil-resenha
O texto mostra de forma simples como foi a evolução do rádio, a chegada da tv ao país e a formação de duas emissoras de seguimentos opostos: Rede Globo, uma emissora comercial e Tv Cultura, uma emissora de caráter educativo.
O inicio do Rádio
Em 1922, ocorre a primeira transmissão de rádio no Brasil, na comemoração do centenário da independência do pais com um discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
Em 1923, foi criada o que hoje é considerada a primeira rádio brasileira no Rio de Janeiro.
No inicio da era do rádio, sua audiência vinha quase que exclusivamente da elite. Com o passar do tempo o rádio foi ganhando a massa popular e com isso sua programação sofreu mudanças. Por exemplo as rádio deixaram de tocar na sua maioria música clássica para tocar gêneros mais populares. Com sua popularização o rádio também passou a ter programas de auditório, o transformando em opção ainda maior de lazer.
Em 1931, foi dado inicio a regulamentação para execução de serviços de radiocomunicação com dois principais decretos que passavam a considerar o rádio um serviço publico. A partir dai com a regulamentação profissional do rádio, a publicidade no rádio toma força e o torna cada vez mais comercial. A partir dai as estações de rádio passam a ser comandadas por grandes grupos da imprensa brasileira.
Ainda no final da década de 30 nasce o "Diários Associados" do jornalista Assis Chateaubriand, que logo no inicio do grupo já detinha posse de muitas empresas de comunicação tanto impressa, quanto radiofônicas.
Com o governo nacionalista de Getúlio Vargas o rádio passou a ser um dos principais instrumentos de divulgação dos seus ideais políticos. Vargas criou o programa "Hora do Brasil (atualmente 'Voz do Brasil') ", programa esse que era transmitido diariamente e simultaneamente por todas as estações de rádio brasileira, nele, Vargas falava diretamente com o povo e disseminava suas ideologias politicas.
Inicio da Televisão no Brasil
No ano de 1950,