emile durkheim
SOCIEDADE
POR
EMILE
DURKHEIM
1857-1917
Profª Overlane
FATOS SOCIAIS
Para Durkheim, os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social.
Embora os fatos sociais sejam exteriores, eles são introjetados pelo individuo e exercem sobre ele um poder coercitivo. FATOS SOCIAIS
CARACTERÍSTICAS:
GENERALIDADE; o fato social é comum a todos os membros do grupo.
EXTERIORIDADE; o fato social é externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade. COERCITIVIDADE; os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.
CONSCIÊNCIA COLETIVA
Consciência coletiva: “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”. (a consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e não corresponde à soma destas. De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade).
A “consciência coletiva” é adquirida mediante os processos de socialização aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. (educação)
CONSCIÊNCIA COLETIVA
Trata-se da idéia do que seja o psíquico social.
A consciência coletiva é objetiva (não vem de uma só pessoa), é exterior (é o que a sociedade pensa), age de uma forma coercitiva.
É, de certo modo a moral vigente da sociedade. A consciência coletiva manifesta-se nos sistemas jurídicos, nos códigos legais, na arte, na religião, nas crenças, nos modos de sentir, nas ações humanas.
Existe difundida na sociedade e é interiorizada pelos indivíduos. Para Durkheim, a sociedade è mais do que a soma dos indivíduos e o todo (a sociedade) prevalece sobre as partes(os indivíduos).
SOLIDARIEDADE SOCIAL
SOCIEDADE PRECAPITALISTA
SOCIEDADE CAPITALISTA
Tradicional
Moderna
Não diversificada
Diversificada
Pré-industrial
Industrial
Semelhanças de funções: união Especialização de