emile durkheim
Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim :
• Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
• A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);
• Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
karl marx
Explanaremos neste artigo acerca do pensamento sociológico, em especial sobre o pensamento sociológico do alemão Karl Marx, o qual contribuiu muito para o desenvolvimento da Sociologia ao salientar em suas teorias que as relações sociais decorrem dos modos de produção. Segundo Marx, o homem relaciona-se com outros seres humanos, dando origem às relações de produção e o conjunto dessas relações leva ao modo de produção. Esse sistema de produção divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção.
Para sobreviver, esta última é obrigada a vender para a primeira sua única propriedade, a força de trabalho. Esse processo gera uma desigualdade muito grande entre as classes, pois a classe dos proprietários, a fim de acumular capital, explora a classe dos expropriados como se fosse parte de sua propriedade, o que caracteriza o capitalismo. Portanto, o pensamento sociológico de Karl Marx gira em torno de uma sociedade capitalista.