relatório de estágio
1938
Henrique Wickbold, filho de imigrantes alemães, trabalhava como marceneiro até aprender um novo ofício. Em março de 1938, ele comprou a PADARIA ALLEMANHA de uma família alemã que retornaria ao país de origem. Situada no bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo, o local passou a chamar PADARIA WICKBOLD.
Sem balcão de vendas, apenas com a produção e o forno à lenha, os pães eram artesanais e vendidos sem embalagem. Os principais alimentos oferecidos, ainda sem marca, eram o Pão Preto e o Integral que hoje fazem parte da linha “Os Clássicos”.
1940
Aquisição do primeiro carro da frota para entrega dos produtos. Antes, elas eram feitas em carroças para as pequenas mercearias da região. O primeiro modelo foi um Ford 1931 e, posteriormente, um furgãozinho inglês marca Standard Vanguard.
1942
Ampliação e modernização da produção com a compra de um forno maior e mais moderno para a época e a elaboração de receitas típicas alemãs. O pão integral de centeio no formato de filão ou broa passou a ser produzido assim como pães doces, bolachas decoradas e pão de mel.
1952
Os pães deixam de ser assados no lastro do forno, ganham embalagem, passam a ser fatiados e recebem a marca Padaria Wickbold.
É feita a primeira identificação nas embalagens para diferenciar dois pães com o mesmo formato: o Centeio e o Kümmel.
1968
A empresa passa a ser administrada pela segunda geração da família Wickbold e inicia uma nova fase de inovação e crescimento. A marca é fortalecida no ano seguinte, quando o nome passa a ser Wickbold.
1972
Com o objetivo de produzir novos tipos de pães, a padaria investe em equipamentos mais modernos e semiautomáticos e amplia sua frota de carros e caminhões. A primeira fábrica Wickbold é inaugurada na Vila Santa Catarina, em São Paulo. Fortalece a marca no mercado de pães especiais adquirindo a marca Westphalia, importante passo para se consolidar definitivamente nesse segmento.
1978
Amplia o portfólio e adquire a