emg economica
Centro Universitário Plínio Leite
Engenharia econômica
Fluxo de Caixa e Juros
Prof.º Marcelo Wermelinger Lemes
Niterói
Maio / 2014
Introdução
De uma forma simplificada podemos dizer que a matemática Financeira, é o ramo da Matemática
Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo, quantificando as transições que ocorrem no universo financeiro, levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo.
Introdução
A matemática financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimento ou financiamentos de bens de consumo. A análise básica é simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa e empregar procedimentos básicos.
Considerando, essencialmente, que uma unidade monetária expressa em qualquer moeda existente, não tem o mesmo valor financeiro em datas diferentes. Por conseguinte, seu objetivo é analisar operações de caráter financeiro que envolvam entradas e saídas de caixa (dinheiro) ocorridos em momentos distintos.
Fluxo de Caixa
Denomina-se o conjunto de entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo. Sendo a melhor forma de expressa-lo uma representação gráfica através de uma reta, dos períodos e dos valores envolvidos em cada ciclo, considerando uma certa taxa de juros.
1 – Dinheiro recebido seta voltada para cima (valor positivo).
2 – Dinheiro pago seta voltada para baixo
( valor negativo).
Fluxo de Caixa
Receita
500
1
800
Investimento
inicial
200
2
700
3
200
Pagamento
4
200
5
Tempo (ano)
Juros e Equivalência
Juros é o dinheiro pago pelo dinheiro emprestado, ou seja, custo do capital de terceiros, adotado à nossa disposição. É a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva ou ainda, é a remuneração paga pelas instituições financeiras sobre o capital nelas empregados.
Pode-se então, definir como uma quantia colocada pelo credor ao tomador de recursos