INFRAESTRUTURA DE REDES
Disciplina: Infraestrutura de Redes de Computadores - 1º período
Professor: José Maurício S. Pinheiro
AULA 03 – Cabeamento Óptico
V. 01/10
1. Fibra Óptica
A fibra óptica é um meio de transmissão que utiliza a luz para transportar a informação através de uma rede de comunicação. Constitui-se em uma estrutura cilíndrica composta por material dielétrico, geralmente plástico ou vidro. A transmissão em fibra óptica é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado, dentro do domínio de freqüência do infravermelho, através de um cabo óptico.
A fibra óptica é formada por duas partes: núcleo e casca. O núcleo é a parte por onde se propaga a luz. A casca é responsável por confinar a luz no interior do núcleo. A fibra também possui um revestimento plástico que lhe dá proteção mecânica contra o meio externo.
Para a transmissão de sinais através de fibras ópticas são utilizados emissores e receptores ópticos (Figura 1), responsáveis pela conversão dos sinais elétricos para sinais luminosos e vice-versa.
Figura 1 - Esquema de transmissão de sinais na fibra óptica
1.1.
Classificação das Fibras Ópticas
As fibras ópticas são classificadas segundo suas características básicas de transmissão, ditadas essencialmente pelo perfil de índices de refração da fibra e pela sua habilidade em conduzir um ou vários modos de propagação. Esses aspectos influem principalmente na capacidade de transmissão (banda passante) da fibra e nas suas facilidades operacionais em termos de conexões e acoplamento com fontes e detectores luminosos. Resultam dessa classificação básica os seguintes tipos de fibras ópticas:
Ref: BICSI; Pinheiro; ABNT; EIA/TIA
1
1.1.1. Fibra multimodo
A fibra multimodo é de construção mais simples e foi o primeiro tipo a ser desenvolvido. Refere-se à possibilidade de que vários feixes de luz, em diferentes ângulos de incidência,