Emfermagem
Print version ISSN 0034-7167
Rev. bras. enferm. vol.57 no.4 Brasília July/Aug. 2004 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000400006 PESQUISA Administração do tempo nas atividades de enfermagem de uma UTI Administration of the time in the activities of nursing of a UTI Administração hacen el uma UTI en las atividades de enfermagem de del tempoexcesiva de trabajo
Karleny dos Santos AlencarI; Rita de Cássia Moura DinizII; Flavia Regina Furtado LimaIII
IEnfermeira. Atua no Programa Saúde da Família de Campos Sales-CE. Aluna de Especialização da UNIFOR
IIEnfermeira. Mestre em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIFOR
IIIEnfermeria. Mestree em Enfermagem. Professora da UNIFOR
Correspondência
RESUMO
O trabalho investigou como enfermeiras assistenciais de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) empregam seu tempo durante a execução de suas atividades e quais estratégias utilizam para realizá-las. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, realizado numa instituição pública na cidade de Fortaleza/CE. A pesquisa ocorreu de fevereiro a abril de 2004, havendo sido utilizados como instrumentos uma entrevista e um check list. Os dados foram apresentados em figuras. As falas foram lidas e interpretadas, tendo como referencial teórico literaturas sobre administração do tempo. Percebemos que as enfermeiras não aproveitam adequadamente seu tempo, relatam estar sempre sobrecarregadas e realizando tarefas burocráticas que não lhes competem. Delegam tarefas aos auxiliares, para desenvolverem suas atividades durante a jornada de trabalho. Entretanto, faz-se necessário um redimensionamento de pessoal para melhoria da assistência de Enfermagem.
Descritores: administração em enfermagem; administração do tempo; sobrecarga de trabalho
ABSTRACT
The work investigated as nurses assistenciais of an Unit of Intensive Therapy use her time during execution of their activities and which strategies use for you accomplish them.