Emergência do Serviço Social
Fichamento apresentado à disciplina de Fundamentos do Serviço Social I.
''Quando surge o Serviço Social no continente latino-americano? Que forças concorrem na sua gênese? Que mudanças fundamentais se produzem em seu desenvolvimento ou, dito de outra forma, quais as grandes etapas por que se definiu o Serviço social em nosso continente?'' (p.27)
''Estas e outras perguntas similares tornam-se incontornáveis quando se procura […] explicar as matrizes centrais da profissão […]. […] é em torno delas […] que se constrói […] parte do debate […] história da profissão. ''(p.27)
''No entanto, [...] existem formas alternativas de questionar a origem e as mudanças da profissão. (p.27)
''[…] parte das respostas – ou a sua totalidade – já se contém nas próprias perguntas. Observando-as, comprovamos que seu desdobramento não só remete a existência de ordens ou níveis da realidade distinguíveis entre si, embora constituintes de um mesmo processo que se mostra unitário em seu desenvolvimento''(p.28)
''O problema é situar a polêmica no nível dos supostos teóricos que subjazem a qualquer discurso. ''(p.29)
''Vemos que os textos mais apreciados e difundidos referentes às origens do Serviço Social no continente – em particular, sobre o começo do seu ensino superior, dentro ou fora do âmbito universitário - partem de definições determinadas ou se remetem à ideia de um simples prolongamento dos desenvolvimentos que a profissão alcançara na Europa. ''(p.29)
''Tais desenvolvimentos, afirma-se, apresentaram-se em nossos países com o mero desdobramento de proposta de ação, textos, documentos ou experiências acumuladas por viajantes latino-americanas no velho mundo. ''(p.29)
''[…]. De inicio afirma-se que em 1925 nasceu (1) o Serviço Social (2) profissional (3) na América Latina (4) quando se cria a primeira escola (5) num país do continente (6) dando origem ao Serviço Social latino-americano (7)- não