EMEF
TRABALHO
DE
HISTÓRIA
Nome: Sarah, Luely e Otávio
Serie: 7ª D
Professora: Penha “F”
João Neiva
2012
Forma de governo no Brasil:
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, forma escolhida por plebiscito em 1993. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
Sistema de governo no Brasil:
O sistema de governo usado pelo Brasil é o presidencialismo, onde, como o próprio nome diz, o nível de poder mais alto é o do presidente, seguido pelo vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. O presidencialismo é considerado um dos mais modernos regimes de governo onde a democracia (direito de todo cidadão participar, criticar e dar sugestões) é amplamente divulgada.
Forma de estado no Brasil:
O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Poder Legislativo
Função:
Entre as funções elementares do poder legislativo está a de fiscalizar o poder executivo, votar leis relativas aos orçamentos e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da República ou os próprios membros da assembléia.
Quem Executa:
Autoridades federais
Senadores;
Deputados federais.
Autoridades estaduais
Deputados estaduais.
Autoridades municipais
Vereadores
Representante da atualidade:
Autoridades Federais
Deputados Federais:
Sueli Rangel Silva Vidigal
Autoridades estaduais
Deputados Estaduais:
Marcelo Coelho
Autoridades municipais
Vereadores:
Enilda Martins
Poder Judiciário
Função:
Com o objetivo de garantir esse direito, a Constituição estabelece estruturas paralelas ao poder Judiciário, às quais todos os cidadãos podem recorrer: o Ministério Público, a Defensoria Pública (para aqueles que não podem