Embriologia
1.1-Origem do sistema nervoso durante a evolução, os primeiros neuronios surgiram na superficie externa dos organismos, fato esse significativo, tendo em vista a função primordial do sistema nervoso de relacionar o animal com o ambiente. Dos três folhetos embrionários é o ectoderma aquele que está em contato com o meio externo e é deste folheto que se origina o sistema nervoso. Oprimeiro indício de formação do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma situado acima da notocordia, formando a chamada placa neural.
A placa neural cresce progressivamente, torna-se mais espessa e adquire um sulco longitudinal denominado sulco neural . Os lábios da goteira neural que se fundem para formar o tubo neural .
O ectoderma não diferenciado, então, se fecha sobre o tubo neural,isolando- se assim do meio externo. No ponto em que este ectoderma encontra os lábios da goteira neural, desenvolve-se células que formam de cada lado uma lamina longitudinal denominada crista neural,situada dorsolateralmente ao tubo neural. O tubo neural da origem a elementos do SNC enquanto a crista da origem a elementos do SNP.
1.2- Crista neural
Após sua formação, as cristas neurais são contínuas no sentido crâniocaudal. Elas se dividem dando origem a diversos fragmentos que vão formar os gânglios espinhais. Neles se diferenciam os neurônios sensitivos, pseudounipolares, cujos prolongamentos centrais se ligam ao tubo neural, enquanto os prolongamentos periféricos se ligam aos dermátomos dos somitos. Várias células da crista neural migram e vão dar origem a células em tecidos situados longe do SNC. Os seguintes : gânglios sensitivos; gânglios do sistema nervoso autônomo(vicerais);medula da glândula supra-renal; paragânglios;melanócitos;células de schwann; artificios; células C da tireóide; odontoblastos.
1.3-tubo neural o fechamento da goteira neural e, concomitantemente, a fusão do ectoderma não diferenciado é um processo que se inicia no meio da