Caso clinico-fratura de tíbia e fíbula
O.O.A,58 anos,Sexo Masculino,Porteiro de Condomínio,Solteiro,não tem filhos,Médico responsável:Dr. Silvio Cesar Carvalho. * Encaminhamento Médico do Paciente: * Encaminho paciente para serviço de fisioterapia devido fratura do terço distal da tíbia fixada com 1 haste e 6 parafusos. * Histórico da Lesão: * Paciente foi atropelado quando voltava do serviço a 8 meses atrás,tendo uma fratura de tíbia e fíbula, cinco dias após o acidente foi submetido a uma cirurgia do terço distal da tíbia .Teve uma recuperação significativa,nesse período fez uso de antibióticos e depois de 3 meses foi encaminhado a fisioterapia.
* Entrevista-Anamenese: * Dor na região do tornozelo apenas quando faz muito esforço (quando anda Muito) * Queixa-se de inchaço (edema) no tornozelo com mais intensidade depois de andar. * Trabalhava sem dor, tinha vida social mais ativa, andava de bicicleta. Não fuma a muitos anos. * Espera viver sem dor, e aproveitar a vida da melhor forma. * Paciente entende pouco sobre a fratura,relatou ter visto por meio da imagem do raio-X a lesão da tíbia que abria o osso de cima a baixo por isso foi feita a cirurgia para a colocação da platina. * O paciente está limitado a colocar uma perna em cima da outra com muita,pois sente uma pequena visgada ao tentar fazer essa manobra.Anda normalmente sem muletas,mais para longa distancia usa uma bengala por precaução.Não faz nenhuma atividade física.
Definição da Patologia
A Tíbia é o osso longo que mais se fratura.Sua posição subcutânea na fase Antero –medial da perna torna-se também extremamente vulnerável a exposição do foco de fratura.Em condições normais ,a tíbia é constituída de osso cortical denço e estruturado para suporte de peso e recoberto por músculo nas suas faces ântero-lateral e posterior.A Fibula, que participa ativamente da articulação do tornozelo,está intimamente ligada á tíbia através da