Perguntas sobre anatomia
(A) Sustentação do peso, proteção de órgãos torácicos e manutenção do equilíbrio.
(B) Manipulação apurada de objetos, locomoção e conexão do esqueleto axial com o membro superior.
(C) Locomoção, manipulação apurada de objetos e sustentação do peso.
(D) Sustentação do peso, manutenção do equilíbrio e locomoção.
(E) Inserção para músculos e ligamentos, proteção de órgãos torácicos e locomoção.
Gabarito:D
Comentário: A questão aborda a função do membro inferior no organismo que são basicamente três, sustentação, locomoção e equilíbrio.Para a anatomia não é apenas necessário conhecer os relevos e localizações ,mas principalmente é necessário conhecer suas funções.
2-O ílio, osso em forma de leque possui vários acidentes ósseos geralmente associados a passagem de nervos e inserções de músculos. Assinale a opção que contenha acidentes ósseos do íleo:
(A) Linha glútea anterior, face auricular para o sacro e linha arqueada.
(B) Asa, incisura do acetábulo e linha arqueada.
(C) Face sinfisal, asa e linha pectínea
(D) Linha glútea posterior, linha pectínea e crista obturatória.
(E) Face sinfisal, linha glútea inferior e crista obturatória.
Gabarito:A
Comentário: A pergunta se refere ao relevo ósseo do íleo que é um osso articulado com o sacro e é ponto de inserção para músculos glúteos sendo de grande importância o conhecimento deste relevo.
3-O ílio é um osso de grande utilidade na clínica para a obtenção de fragmentos óssoes para enxertos ósseos e também de obtenção de medula óssea. Geralmente utilizam-se dois pontos, um que se localiza posteriormente no fundo de uma depressão na pele a 4 cm ao plano mediano e outra ao nível da quarta vértebra lombar (ponto mais elevado palpado posteriormente). Marque a opção que contenha estes dois pontos do ílio:
(A) Linha