embriologia
Gametogênese: É o processo de formação e desenvolvimento de células geradoras especializadas denominadas gametas ou células germinativas.
Espermatogênese: Processo pelo qual a espermatogônia é transformada em SPTZ.
Etapas da Espermatogênese:
1 – Espermatogônia cresce e sua cromatina se condensa transformando-se nos espermatócitos primários
2 – Os espermatócitos primários sofrem então uma divisão reducional, a primeira divisão meiótica, gerando dois espermatócitos secundários. Células têm aproximadamente a metade do tamanho dos espermatócitos.
3 – Os espermatócitos secundários passam pela segunda divisão meiótica originando quatro espermátides.
4 – Cada espermátide transforma-se gradualmente em quatro espermatozoides através de um processo denominado espermiogênese.
Espermiogênese: É um processo pelo qual a espermátide perde a maior parte do seu citoplasma e organelas, transformando-se em uma célula contendo núcleo e acrossomo. O Acrossomo é uma organela originada do aparelho de Golgi, e contém no seu interior enzimas com uma função importante para o processo de fertilização.
Ovogênese: refere-se a toda sequência de eventos pela qual as ovogônias transformam-se em óvulos maduros. Esse processo de maturação começa antes do nascimento, mas só é completada na puberdade.
Fecundação: ocorre na ampola da tuba uterina e pode dividida em quatro etapas:
a) capacitação dos espermatozoides;
b) passagem do espermatozoide através da corona radiata;
c) Penetração na zona pelúcida;
d) Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide.
Clivagem e Formação do Blastocisto: Após a formação o zigoto, entra em um processo de sucessivas divisões mitóticas chamado de clivagem, tendo início 30h após a fecundação. Assim que o zigoto faz sua primeira divisão mitótica, suas células passam a ser chamadas de blastômeros, e permanecem envolvidas pela zona pelúcida durante toda a clivagem. Ao atingir o estado de 16 a 32 blastômeros, o zigoto