Embrapa
Técnico
ISSN 1678-1937
Aracaju, SE
Dezembro, 2009
Caracterização físico-química de jenipapo Ana Veruska Cruz da Silva
Ana Veruska Cruz da Silva¹
Paula Yaguiu²
Camila Santos Almeida²
Rosana Barroso Feitosa²
O jenipapeiro (Genipa americana L.) pertence à família
Rubiaceae e é considerada uma espécie vegetal de importância econômica, tanto pela sua essência florestal, quanto pela utilização de seus frutos na produção de alimentos.
No Nordeste, além da importância econômica, vale ressaltar sua expressiva importância social e cultural. Em
Sergipe, seu cultivo ocorre em pequenos pomares, podendo ser muito encontrado em populações naturais e em regiões de matas ciliares. Apesar de ter sua ocorrência em áreas não preferenciais para a agricultura e protegidas por leis, o jenipapo também tem sofrido perdas de variabilidade genética, causada, também, pela expansão da fronteira agrícola.
O pouco conhecimento sobre a composição dos frutos de jenipapo motiva recentes estudos, pois, além de apresentar importante potencial econômico, poderá subsidiar o cultivo
e a seleção adequada visando ao seu aproveitamento na indústria de alimentos.
Como ocorre com a maioria das frutas tropicais, o jenipapo é altamente perecível, deteriorando-se em poucos dias.
Dependendo do estádio de maturação no momento da colheita e das condições onde são mantidos, sua vida útil não ultrapassa há 48 horas. Há ainda a dificuldade da colheita propriamente dita, pois como se trata de uma árvore de porte alto, é comum esperar os frutos caírem no chão, danificando-os mais rapidamente, resultando em perdas pós-colheita.
O objetivo do presente trabalho foi realizar a caracterização físico-química de frutos de jenipapo colhidos em dois estádios de maturação.
Pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, C.P. 44, Jardins, Aracaju, SE. CEP: 49025-040. E-mail: anaveruska@cpatc.embrapa.br.
Bolsista PIBIC - FAPITEC/Embrapa