embrapa
Hidráulica e Fertilização
Orientador: Dr. Eugenio Coelho
Orientada: Gabriela Mota
Projeto:
Cruz das Almas - BA
“Sistemas agroflorestais são formas de uso e manejo dos recursos naturais, nos
quais espécies lenhosas (árvores, arbustos e/ou palmeiras) são utilizadas em
associações deliberadas com cultivos agrícolas e/ou animais, na mesma área, de
maneira simultânea ou sequencial” (ORGANIZACION... 1986), para obter
benefícios ecológicos e econômicos.
A região semiárida do Brasil está compreendida entre os paralelos 3 e 18o latitude sul, e 35 e 46o longitude oeste, ocupando cerca de 900 mil km2 . A precipitação média anual varia de 400 a 800 mm, concentrada nos meses de fevereiro e março (GOLFARI & CASER, 1977). A temperatura média varia de 22 a 28 oC, com umidade relativa entre 50 e 70%. A insolação média é alta (2.800 horas por ano), com taxa de evaporação em torno de 2.000 mm por ano (Embrapa, 1979). Os solos formam um verdadeiro mosaico, com predominância dos Latossolos Vermelho-Amarelo e Bruno Não-Cálcico, geralmente raso, chegando a apresentar afloramentos rochosos, de baixa capacidade de retenção de água, com baixos teores de nutrientes e matéria orgânica.
A coletânea de informações relatadas neste trabalho é resultante de um levantamento de experiências geradas por diferentes programas da Embrapa Semiárido e Embrapa Florestas, que serão citados em páginas em anexo.
Consórcio algarobeira e agave Objetivando estudar o desenvolvimento e a produtividade da algarobeira (Prosopis juliflora (Sw.) DC.) quando consorciada com o agave (Agave sisalana Perr. ex Engelm.), foi instalado um ensaio em blocos ao acaso, com três tratamentos e cinco repetições, para análise da produção de madeira da leguminosa, plantada isolada e consorciada, e da produção de agave. A algarobeira foi plantada no espaçamento de 7,5 x 7,5m e o agave, 0,5 x 0,6 x 3,5m. Sete anos após a implantação do sistema, os