embasamento administrativo
Os indicadores de eficiência possuem um enfoque na avaliação da gestão, nos meios utilizados para o gerenciamento dos recursos, enquanto que os indicadores de eficácia demonstram os retornos obtidos pela empresa. Veja no quadro abaixo essa divisão de indicadores:
Quadro 3 Indicadores de Eficiência e Eficácia
Fonte: Do autor
Vamos agora analisar cada um desses indicadores e sua contribuição para a tomada de decisão do gestor financeiro.
O grau de utilização dos ativos na geração das receitas é refletido na rotação ou giros dos recursos, quanto mais eficiente o uso dos ativos maior benefício trará a liquidez e a rentabilidade da empresa. O critério de avaliação é “quanto maior, melhor”.
GIRO DO ATIVO TOTAL - GAT
Esse indicador demonstra a relação entre as vendas da empresa com o seu investimento total, é o índice da rotatividade, compõe o retorno sobre o investimento. A interpretação dada ao indicador é de que quanto maior melhor. Analisa o nível de desempenho comercial da empresa, tendo o mercado concorrente como principal termômetro desta análise. Ele pode ser calculado pela fórmula abaixo:
Vejamos um exemplo para a empresa Nunes.
O desempenho comercial da empresa não se manteve em 2011 o mesmo nível alcançado no ano anterior. Isto pode ter ocorrido em função de diferentes causas.
Retração do mercado como um todo.
Perda participação mercado
Estratégia da empresa – aumento dos preços – dispõe vender menos, mas com margem de lucro maior, compensando assim a queda das vendas.
GIRO DOS ESTOQUES TOTAIS - GET
O giro dos estoques totais demonstra quantas vezes no período os estoques foram renovados. Quando há muitas divergências de valores de estoques e suas características, o índice refletirá a média global ponderada de todos os valores da conta estoque. O