Embalagens
Embalagem é o recipiente destinado a envolver, conter, ou proteger qualquer material sólido, líquido, ou gasoso, a partir do processo de fabricação, ou captação desses elementos. Para comprar embalagens, o comprador deve ter em mãos, todas as informações necessárias, como tamanho, tipo, formato, espessura e tipo de material que será utilizado na fabricação dessas embalagens. Essas informações geralmente são fornecidas pelo engenheiro de produção, ou de projetos, ou mesmo um técnico responsável, pelo produto da empresa.
FUNÇÕES DAS EMBALAGENS
Contenção: Conter o produto. Quando ocorre vazamento do mesmo, essa função não foi cumprida. Proteção: Possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, ou produto, tais como, vibração, temperatura,, compressão, oxidação, perfuração e esmagamento,entre outros. Comunicação: Permite levar a informação, utilizando diversas ferramentas, como símbolos, impressões e cores.
TIPOS DE EMBALAGENS
PAPEL E PAPELÃO: São formadas por vários tipos e tamanhos: Caixas de papelão, Bobinas de papel Sacos Envelopes
As embalagens de papel e de papelão podem ser moldadas em vários formatos. São relativamente leves e ocupam pouco espaço de armazenamento. Como não são resistentes à água, várias técnicas foram desenvolvidas para modificar o material. Papéis encerados são comumente usados para embalar alimentos. Este tipo de embalagem é o mais utilizado, por ser de matéria-prima 100% biodegradável e reciclável.
Caixa de papelão
Bobinas de Papel
Sacos de Papelão
Envelopes de Papelão
PLÁSTICA: Podem ser divididas moldadas em diversos tamanhos embalagens flexíveis e inflexíveis
Alguns exemplos: sacos, sacolas envelopes plásticos Fimes Engradados Estrados Galões Frascos, etc.
Sacos e Sacolas Plásticas
Envelopes Plásticos
Filmes Plásticos
Engradados Plásticos
Paletes de Plástico
Galões de Plástico