Em Busca da Felicidade
Diversos filósofos estudaram e publicaram suas obras sobre a liberdade, como Marx, Sartre, Descartes, Kant, e outros. Para Descartes a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outros fatores, como dinheiro ou bens materiais.
Segundo Kant, liberdade está relacionado com autonia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa. Kant diz que a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis.
Para Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.
Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu próprio mundo, com seus próprios interesses.
Quando você nasce já tem direitos e deveres que não foram escolhidos por você mas já foram postos outrora,que basta a você segui-los,em outras palavras você é censurado na deliberação de ser livre.
Para um convívio saudável entre os indivíduos de uma sociedade é necessário leis,que tiram sua liberdade. A própria religião é uma forma inegável de privação de escolhas.Ou ainda pensando bem criticamente quando temos um desejo e o perseguimos incessantemente por jugarmos ser algo que trará acréscimos a nossa vida,viramos grandes escravos de nossos próprios desejos .
Então perceba estamos cercados por correntes delimitadoras de espaço,fronteiras,intelectuais,constituc… uma pergunta que pode ser feita é se todas essas realmente são necessárias?Acredito que a maioria