EM AUGUST COMTE: POSITIVISMO E O DIREITO
MAPA CONCEITUAL – ABORDAGEM SOCIOLÓGICA EM AUGUST COMTE: POSITIVISMO E O DIREITO REFERÊNCIAS COMENTÁRIOS
Precursores do Positivismo
a) Renascimento
b) Iluminismo
O Renascimento foi um movimento intelectual que acreditava na primazia da razão na explicação dos fenômenos de todos os tipos: sociais, culturais, políticos e econômicos
Movimento Iluminista do século XVIII nasceu a partir das transformações sociais e culturais iniciadas com o Renascimento. Ao contrário da doutrina divina e das explicações religiosas da Igreja, os filósofos iluministas desejam explicar os fenômenos sociais e naturais através da razão e dos métodos de investigação.
Teocentrismo
O teocentrismo era a forma de pensamento, desenvolvida na Idade Média e reforçada pela Igreja Católica, que defendia uma explicação divina para todos os fenômenos.
Antropocentrismo
O antropocentrismo, cujas explicações para os todos os fenômenos advêm da razão humana e não da vontade divina.
Movimento Enciclopedista (Condorcet)
Condorcet foi um conhecido enciclopedista que iniciou a estruturação de uma proposta de pensamento e método investigativo que afastava do processo científico toda e qualquer pré-noção, preconceito ou senso comum de suas análises. Para ele a sociedade deve ser estudada e investigada como as ciências naturais, a exemplo da matemática, da astronomia e da física.
Método Investigativo da Sociedade ( Saint-Simon)
Saint Simon, foi o primeiro a chamar este método investigativo de positivo ou positivismo, e considerava o novo método como livre do senso comum e das idéias pré-concebidas, que não poderiam ser levadas em conta no momento da observação cientifica.
Concepção do Positivismo defendida por Saint Simon e Condorcert