Vida e Obra de August Comte
NUCLEO DE CIENCIAS SOCIAS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL
DOCENTE: JOSE RICARDO
DISCENTES: BRUNO FERREIRA, FERNANDO HENRIQUE, NATHANIEL AYRES, ROZALINO JÚNIOR, DARI RICARDO, LARIZA CARVALHO.
Vida e Obra: August Comte
PORTO VELHO
2013
INTRODUÇÃO
Um dos grandes contribuintes e pensador da Ciência Social ou física Social, conhecida quando foi criada, o pai da Sociologia August Comte contribuiu notoriamente para a evolução da sociedade. Conhecido como pai da sociologia, Comte concatenou ideias para que as ciências em um contexto geral se organizassem. Seus relacionamentos afetivos um tanto quanto conturbados, Comte tinha personalidade forte e com seu grande mestre não ficou muito tempo. Pois como se diz no jargão popular a criatura quis superar o criador, fazendo referência ao seu grande mestre e incentivador Sant Simon.
Seus conhecimentos foram adquiridos através de muita pesquisa e observação da sociedade após o período anarquista pós-revolução francesa cujo lema era igualdade e fraternidade.
A VIDA DE AUGUST COMTE
August Comte nasceu em 19 de Janeiro de 1798 em Montpellier, na França, filho de um fiscal de impostos. Com apenas 16 anos de idade ingressou na escola politécnica de Paris, onde recebeu grandes influências em física e matemática. Iniciou sua carreira como professor de matemática até que em 1817, se tornou secretário de Saint Saimon, com quem trabalhou até 1824. Adquirindo conhecimentos com o mestre Comte. Enfatiza que aprendeu em seis meses o que não aprenderia em 3 anos.
Quando ocorreu uma ruptura entre os dois, apesar das divergências de pensamentos, Saimon sempre foi grande influência para Comte. No ano de 1824 casou com Caroline Manssin e voltou a lecionar matemática. Em 1826, deu início ao curso de Filosofia Positiva, em sua própria casa. Mas o curso acabou sendo interrompido na