Elétrodinamica
Laboratório 3- eletrodinâmica
Maicon Fracasso
Murilo Provenci
Concórdia 10 de junho de 2014
RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES
ATIVIDADE 1 - Não foi possível desenvolver a atividade, então a mesma foi anulada.
ATIVIDADE 2
Tensão aplicada entre os pontos 1 e 5 em Volt (V)
Intensidade da corrente em ampére (A)
R = V1,5 / i 2
4,5
9
4
1,78
7,1
6
0,88
5,1
8
0,46
3,7
10
0,22
2,2
Esse experimento não se aplica na Lei Ohm, pois a resistência deveria ser constante, o que não aconteceu na atividade.
ATIVIDADE 3
a) Lâmpadas fluorescentes - As lâmpadas fluorescentes funcionam de modo semelhante aos tubos de descarga de gás néon, possuem um par de elétrodos em cada extremo. O tubo de vidro é coberto com um material à base de fósforo, este, quando excitado com radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases produz luz visível. Internamente são carregadas com gases inertes a baixa pressão, as mais comuns utilizam o árgon. Além da cobertura de fósforo, existem eletrodos em forma de filamentos nas suas extremidades. Sua função é pré-aquecer seu interior para reduzir a tensão elétrica necessária à ionização, dando a partida no processo de bombardeamento por Iões (português europeu) ou íons (português brasileiro) positivos dos gases no interior do tubo.
Lâmpada Incandescente - A lâmpada incandescente ou lâmpada elétrica é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica. Hoje em dia os filamentos são, geralmente, feitos de tungstênio, metal que só derrete quando submetido a temperatura altíssima. Para evitar que os filamentos entrem em combustão e se queimem rapidamente, remove-se todo o ar da lâmpada, enchendo-a com a mistura de gases inertes, nitrogênio e argônio ou criptônio.
As lâmpadas incandescentes funcionam a baixas pressões, fazendo com que o ar rarefeito funcione como uma fonte de ionização, gerando a