Eletrodinamica
2- Corrente elétrica: Podemos definir corrente elétrica da seguinte maneira:
“Corrente elétrica é o movimento ordenado, isto é, com direção e sentidos preferenciais, de portadores de carga elétrica”
3- Causa da corrente elétrica: Para entender a as causas da corrente elétrica considere duas placas metálicas A e B eletrizadas de modo que o potencial de A (VA) seja maior que o de B (VB), ligados por meio de um fio também metálico. Com isso os elétrons livres passam a se deslocar de A para B, ou seja, do potencial menor para o potencial maior.
Note que à medida que saem elétrons de B, o potencial VB vai crescendo; e à medida que chegam elétrons em A, o potencial VA vai diminuindo e quando os potenciais se tornam iguais, cessa o deslocamento dos elétrons cessando assim a corrente elétrica.
Assim podemos concluir que a corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial (ddp).
4- Gerador elétrico: A corrente elétrica gerada no fio pelas placas A e B, como vimos no item anterior, só existe em um curto intervalo de tempo, cessando em seguida, quando se anula a diferença de potencial entre elas.
Para resolver esse problema podemos imaginar um agente que pegue esses elétrons e o reponha à placa B como se segue na figura:
Dessa forma, os potenciais elétricos da placa A e B nunca se igualariam e a corrente elétrica no fio seria mantida. Esse agente transportador de elétrons de A para B exerceria neles uma força F, e essa força realizaria um trabalho. Assim nesse transporte haveria um fornecimento de energia potencial elétrica aos elétrons.
Na realidade quem faz essa reposição de energia potencial elétrica não é esse agente imaginário, mas um dispositivo denominado gerador elétrico. É o caso, por exemplo, das pilhas comuns e das baterias em que