Elétrica
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
CAROLINI FARIA DE SOUZA
OTACÍLIO COSTA
2014
Introdução
Devido ao constante crescimento das grandes cidades, e por consequência, o acréscimo progressivo da demanda energética nesses centros urbano, ao longo dos anos será cada vez mais imprescindível um sistema de distribuição de energia resistente e eficiente para estas circunstâncias.
Porém, como nestas regiões a densidade demográfica se torna altamente elevada, a utilização de linhas de distribuição aérea se torna cada vez mais onerosa e de difícil instalação e manutenção do ponto de vista técnico. É comum em muitos lugares as concessionárias terem dificuldades em abrir caminhos para implantação das linhas de distribuição.
Atualmente, em grande maioria, a implantação de novas redes subterrâneas para distribuição de energia elétrica é motivada pela solicitação das prefeituras em projetos de revitalização urbana, em empreendimentos de loteamentos residenciais e por grupos empresariais com a finalidade de criar um diferencial atrativo em regiões comerciais ou turísticas.Legalmente,aimplantação ou expansão das redes subterrâneas no Brasilsãoregulamentadas pelaANEEL, ou seja, sua utilização está condicionada ao cumprimento de requisitos pré-estabelecidosem normas técnicas, resoluções e leis federais.
Este trabalho tem como intuito fundamentar sobre as redes aéreas e subterrâneas e por fim, discutir sobre S.P.D.A e aterramento.
1. REDES DE DISTRIBUIÇÃO
1.1 História
A energia elétrica começou a ter importante papel na economia mundial quando na segunda metade do século XIX, as máquinas elétricas atingiram certo grau de desenvolvimento que possibilitaram sua utilização como força motriz nas indústrias e meios de transportes. No que se diz a respeito àiluminação pública, porém, a energia primária utilizada era na grande maioria máquinas a vapor,que queimavam carvão ou lenha.
Apenas no