Anatomia
Aspectos gerais
Fígado
O fígado é a maior glândula do corpo. Ele está situado obliquamente na superficie abdominal do diafragma. Ele é mantido na posição, em grandeparte, pela pressão das outras visceras e por sua intima aplicação e inserção ao diafragma. O fígado é dividido, por fissuras, em lobos.
A função mais aparente do fígado é a secreção da bile, embora esta seja apenas um das numerosas tarefas desse orgão de armazenamento , para amido e glicogênio, o qual sintetiza dos carboidratosque recebe do intestino através da veia porta hepática. É também capaz de armazenar gordura e proteína. Executa ainda funções exocrinas através das quais sintetiza os produtos de decomposição da proteína contendo nitrogênio e ácido úrico para a úreia, que são excretados através dos rins. Na vida embreonária o fígadoparticipa da hematopoiese, mas posteriormente remove os produtos da decomposição dos glóbulos vermelhos provenientes do baço. Ele também remove substâncias indesejáveis do sangue e as detoxifica.
Pâncreas
O pâncreas está situado transversalmentena parede dorsal do abdome. Ele assemelha-se na aparência às glândulas salivares, mais é mais macio, e seus lóbulos estão mais frouxamente uidos. Como uma glândua digestiva o pâncreas forma enzimas ou seus precursoresque decompõem as gorduras, os carboidratos e as proteinas. Além dessas secreções, o aparelho insular do pâncreas sitetiza insulina e glucagon, hormônios que desenvolvem papel de importância no metabolismodo açúcar do corpo. Estas células não secretam para os ductos excretórios das glãndulas, mas os hormônios são distribuidos para o sangue através de uma densa rede capilar. O não funcionamento do aparelho insular causa o diabetes.
Suinos
Pancreas
O pâncreas estende-se através da parede dorsal da cavidade abdominal, caudalmente ao estomago. Ele é trirradiado ou trangular.O lobo direito esta afixado à primeira curvatura (flexura portalis)