Elétrica
1-INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento não só de nós estudantes do curso de tecnologia em redes, mas como também de outras pessoas que estejam envolvidas na área de elétrica. O objetivo deste trabalho é apresentar conteúdos mais relevantes e de uso mais frequente na área de instalação e manutenção elétrica residências.
A instalação elétrica é uma das etapas mais importantes da construção de sua casa. Uma instalação elétrica malfeita pode acabar gerando despesas futuras para você e até acidentes. A eletricidade quando mal empregada, traz alguns perigos como choques, e ás vezes fatais, e os circuitos, causadores de tantos incêndios. A melhor forma de convivermos em harmonia com a eletricidade é conhecê-la, tirando-lhe maior proveito, desfrutando de todo seu conforto com a máxima segurança.
2- Instalação elétrica
A energia elétrica pode ser produzida através de diferentes fontes, porém no Brasil, ela na maioria das vezes vem das usinas hidrelétricas, que utilizam as quedas d’água dos rios para gerar eletricidade. Depois de produzida, a energia elétrica vai para as cidades através das linhas e torres de transmissão de alta tensão. Essas linhas e torres são aquelas nas estradas, que levam a energia por longas distâncias.
Quando a eletricidade chega às cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua. Antes de entrar nas casas a energia ainda Passam pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida ela vai para a caixa do medidor de energia elétrica, o relógio de luz. É ele que mede o consumo de energia de cada residência.
Durante todo esse percurso a energia elétrica esta sujeita a interrupções, provocadas por raios, ventos, tempestades, galhos