Elvis e o rock
São Paulo,
2012
“Enquanto alguém pensava em fazer algo,
Elvis já havia feito tudo.”
John Lennon
“Sem uma canção, o dia nunca chegaria ao fim; sem uma canção, um homem não tem um amigo; sem uma canção, a estrada nunca se curva – sem uma canção. Por isso, continuo a cantar uma canção.”
Elvis Presley
INTRODUÇÃO
De seu nascimento, em uma pequena cabana no Mississipi, até a sua morte em uma mansão em Memphis, Tennessee, através de muitas conquistas e vitórias, a vida de Elvis é uma fascinante história. Mesmo atualmente, quase quatro décadas após a sua morte, ainda há muito que aprender sobre esse homem que tocou corações.
BIOGRAFIA
Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935, na cidade de East Tupelo (Mississipi – Estados Unidos). Foi um dos mais populares cantores de Rock’n and Roll de todos os tempos. É considerado por muitos o pai deste ritmo musical. Quando era jovem, Elvis assistia cultos da Igreja Pentecostal de sua cidade. Gostava muito das canções gospel que eram cantadas na igreja. Durante a juventude, também entrou em contato com a música country e com o blues (típico da região sul dos Estados Unidos). Estes ritmos musicais marcaram a formação musical de Elvis Presley. Ainda na adolescência aprendeu a tocar guitarra e chegou a ganhar um concurso de jovens talentos musicais em sua cidade. Mas a música ainda não gerava renda e ele precisava, em função da situação financeira da família, trabalhar. Após concluir o ensino secundário foi trabalhar como caminhoneiro. Anos 50 Em 1953, enquanto gravava algumas músicas para o aniversário da mãe, chamou a atenção de Sam Phillips, proprietário de estúdio musical e dono do selo de discos Sun Records. Já em 1954 começava a gravar suas primeiras músicas, iniciando sua carreira profissional. Em julho de 1954, duas músicas de Elvis (“Take” e "Blue Moon of Kentucky”), que compunham seu primeiro disco single, começam a tocar nas rádios de