Trabalho De Ingles Artigo Rock Anos 50
Rock, década de 50.
Se o Rock tem dois pais, não são eles nem Chuck Berry, nem Elvis Presley. Sonoramente ele provém, de forma básica, da mistura entre o Rhythm and Blues negro e o Country and Western (música dos brancos rurais) cujas maiores referências são respectivamente:
Rhythm and blues negro (Louis Jordan)
“Buzz Me” música de 1940.
Country and Western (música dos brancos rurais) – Hank Williams
“Move It Over”, 1947 um grande hit da época.
O contexto histórico:
Após a Segunda Guerra Mundial o Estados Unidos encontra-se em um período de grande crescimento, tanto econômico, quanto populacional (o “Baby Boom”).
O país afirma-se como superpotência capitalista, o “American Way of Life” expande-se como modelo de vida. No entanto, a discriminação racial ainda é muito forte. No sul ainda havia segregação racial.
Neste contexto surge também a “cultura jovem”. Com o crescimento econômico e populacional os jovens passavam a representar uma parcela cada vez maior e mais representativa da população norte americana.
A Primeira Geração 1953 – 1955
O Rock’n’Roll começa a surgir, as músicas eram uma mistura de R&B (Rhythm and blues); Country and Western; Música Gospel e Blues.
Antoine “Fats” Domino: “The fat man”, gravada em 1949, em 1953 vende mais de 1 milhão de cópias um número de vendas vultuoso para a época.
Sua performance era bastante contida, seus vocais era suaves e os temas de suas músicas eram românticos.
Bill Haley: “Rock Around The Clock”, gravada em 1954, trilha do filme Blackboard Jungle (Sementes da Violência).
Bill Haley teve sua entrada no mundo musical facilitada por questões raciais, “Haley e sua banda foram primordiais ao divulgar a música conhecida como ‘Rock and Roll’ entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground.”
Chuck Berry: “Johnny B. Goode”, canção de rock escrita em 1955 por Chuck Berry e lançada por ele próprio em 31 de março de 1958. Chuck Berry escrevia