Elton mayo
Ele era cientista social, Nasceu em Adelaide, Austrália, 26 de dezembro de 1880 Faleceu em Polesden Lacey, Reino Unido, 7 de setembro de 1949, Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932. Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. Elton Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas.
O ser humano com sua natureza ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’.(as pessoas são motivadas e incentivadas por estímulos financeiros).
Através das experiências coordenadas por Elton Mayo e realizadas a partir de 1927 na fábrica‘’ Western Electric Company’’, que produzia equipamentos telefônicos, foi permitido o delineamento dos princípios básicos da Abordagem Humanista. O comportamento tradicional é visto sob a supervisão de um objetivo social positivo. A felicidade individual, o crescimento e a saúde da sociedade dependem da existência da ‘’função social’’ do indivíduo. Para Mayo, o conflito é uma chaga social e a cooperação é o bem-estar social, exceto as formas de cooperação apoiadas por meios políticos.
As experiências de Hawthorne levaram à conclusões que colocavam em xeque as formulações da Abordagem Clássica e da Administração Científica, pois derrubavam a preponderância dos fatores fisiológicos sobre os psicológicos. Essas conclusões podem ser resumidas da seguinte forma: é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência, não sua capacidade de executar corretamente os movimentos dentro de