Elogio X Aceitação
JOINVILLE
2013
Filme: “Laranja Mecânica”, de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, protagonizado por Malcolm McDowell, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Anthony Burgess.
1. Como era o comportamento de Alex, protagonista, na 1ª fase do filme?
Os estímulos identificados no filme foram físico, verbal e sexual, que geravam respostas de satisfação, prazer e bem-estar.
É possível denominar o comportamento de Alex como reflexo condicionado, pois os estímulos de agressão física, verbal e sexual e a música (Nona Sinfonia de Beethoven) que eram condicionadas geravam respostas de bem-estar, prazer e satisfação.
2. O tratamento a que Alex, o protagonista, submeteu-se foi planejada a partir de uma técnica da Analise do Comportamento Aplicado. A técnica utilizada foi a do contracondicionamento. O tratamento que Alex foi submetido foi realizado através de sugestões visuais, onde ele assistia cenas de violência, pareada com músicas de Beethoven, que eram agradáveis para ele.
3. Transponha essa história para as possibilidades reais e práticas.
No filme, o personagem principal, Alex, sofre uma lavagem cerebral para conter seus ímpetos violentos e os efeitos são devastadores.
Condenado há vários anos de prisão, Alex, por medida de desespero frente sua perda de liberdade, assume uma postura ética “exemplar” na cadeia, e acaba como forma de proteção e de uma possível redução de pena.
A intervenção mostrada no filme também fere uma série de aspectos éticos. Entre eles, pode-se destacar que não foi respeitado o direito a dignidade, igualdade e integridade, já que Alex tornou-se apático e indefeso diante das violências sofridas.
No primeiro momento após o tratamento acreditava-se sim, que Alex estava curado, pois ao ser liberto e de volta a vida passou por diversas situações de humilhação, desprezo e parecia estigmatizado e de tão estigmatizado passou a ser vítima dos que outrora oprimiu e violentou, sem