eliseu
Maternidade,1906.
Eliseu D’Angelo Visconti nasceu em 1866,em Sarleno,na Itália.Veio para o Brasil com menos de um ano de idade ,e em 1885 matriculou-se na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Visconti lutou pela modernização da Academia de Belas Arte,que enfim é reformada após a proclamação da República no país.Em 1893,como prêmio pelos seus trabalhos artísticos,ganhou uma viajem á Europa.Matriculou-se na escola de Belas Artes de Paris,mais abandonou o curso para estudar com Eugéne Grasset,nome de grande destaque na Art Nouveau.
Durante o período em que permaneceu na Europa,Visconti foi influenciado de maneira definitiva pelo trabalho dos pintores da vanguarda.Em suas telas ,destaca luz natural e seus efeitos em objeto da natureza.Pinta retratos,paisagens e cenas cotidianas.Apesar de ser conhecido como o maior representante do impressionismo no Brasil , experimentou diversos outros estilos,abrindo um amplo campo de pesquisa para as novas gerações de pintores .
Sua primeira exposição individual é realizada em 1901,na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro .Além de pintura,Visconti expõem trabalhos de arte decorativa e de arte aplicada ás indústrias .É apontado como o introdutor do Art Noveau no Brasil.Cria emblemas,selos,cartazes publicitários e diversos trabalhos de desing . Realiza a decoração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,um trabalho ambicioso,considerado por muitos sua maior obra prima.
Em julho de 1944,Visconti sofre um assalto em seu ateliê,na Avenida Sá,no Rio de Janeiro .É encontrado desacordado ,ferido na cabeça e sem os seus pertences. Durante dois meses, permanece respirando com a ajuda de aparelhos,e após uma rápida melhora,falece em 15 de outubro de 1944,aos 78 anos de idade.
Gabriela Izidoro-11 Gabriela Rodrigues-12 2°”F”