Elisa
Biomedicina
Imunoensaio enzimático
(Eliza)
Salvador - Bahia
2015
Faculdade Mauricio de Nassau salvador
Biomedicina
Imunoensaio enzimático
(Eliza)
Salvador - Bahia
2015
Sumário
Imunoensaio enzimático (Eliza) 4
Placas de ELISA: 4
Procedimento ELISA Direto 4
Procedimento ELISA Indireto 5
Biografia 7
Imunoensaio enzimático (Eliza)
O ELISA é uma técnica de Imunoensaio enzimático (EIA) heterogêneo, muito utilizada para diagnostico principalmente por causa de seu baixo custo e por detectar quantidades extremamente pequenas de antígenos ou anticorpos. Esse exame se baseia na detecção de anticorpos ou de antígenos específicos, através da reação anticorpo-antígeno.
Esse método diagnostico pode ser feito, basicamente, de duas formas as quais são realizadas a partir de amostras sorológicas do paciente:
ELISA Direto: técnica utilizada para a detecção de antígeno presente na amostra analisada.
ELISA Indireto: técnica utilizada para a detecção de anticorpos presente na amostra analisada. Sendo que a eficiência desse exame é limitada pela reação de anticorpos de longa duração, presente em indivíduos que apresentaram a infecção e se encontram curados. Para esse tipo de ensaio são utilizados:
Placas de ELISA:
Micropipetas;
Reagentes específicos para a análise (anticorpos e anti-anticorpos conjugados a enzimas);
Substrato enzimático;
Solução de parada;
Tampão de lavagem.
Procedimento ELISA Direto
O ELISA direto é uma técnica utilizada para a detecção de antígeno, sendo assim, pega-se uma placa contendo - aderida na parte solida - anticorpos para a patologia a ser analisada e seguem-se as seguintes etapas:
Coloca-se o soro do paciente nos poços presentes na placa. Se existir presença de antígenos, esses se ligarão aos anticorpos presentes na placa formando um complexo: anticorpo (ligado à placa) – antígeno;
Após esse processo é realizada uma lavagem da placa (essa lavagem é feita usando