elipse
1. Instalações Elétricas
2. Instalações Hidro-Sanitárias
1.Instalações Elétricas
Considerações Preliminares
A importância das instalações elétricas e das instalações de um modo geral vem crescendo dia a dia no contexto arquitetônico. Hoje não é mais possível. Hoje não é mais possível um arquiteto conceber um projeto de arquitetura sem considerar no programa do edifício, locais especiais para equipamentos elétricos e telefônicos e detalhes operacionais de funcionamento desses equiámentos.
A execução de um Projeto de Instalações Elétricas
1) Ligação provisória
A primeira atitude a ser tomada em uma obra é fazer a solicitação de uma ligação provisória de energia. Está deve listar todos os equipamentos que serão utilizados desde o início da obra até seu término e calculando a potência total desses equipamentos. O pedido deve conter: os tipos de caixa, de poste e o diâmetro do ramal de entrada. Os equipamentos mais utilizados são:
a) betoneira;
b) guincho ou elevador de concreto;
c) vibrador de concreto; (foto)
d) furadeira de impacto;
e) serra elétrica para corte de madeira; (foto)
f) pontos de luz elétrica para iluminação em toda a obra e alojamentos;
g) tomadas comuns em toda a obra e alojamentos.
2) Distribuição de energia
A distribuição de energia no interior da obra é feita através de cabos aéreos, que correm por postes de madeira. Em cada ponto de utilização existe uma caixa de madeira onde são presos os disjuntores. Todos os equipamentos são ligados ao ramal principal e este à entrada de energia, sem detalhamento algum de circuitos. É necessária, durante a execução da obra, a presença de um ou mais eletricistas para eventuais modificações.
3) Colocação de caixas e prumadas
Após a estrutura e parte da alvenaria estarem prontas, a equipe de instaladores inicia a colocação das prumadas verticais e das caixas intermediárias nos pavimentos tipo térreo e subsolo.
4) Distribuição dos