Elinor Ostrom
Disciplina: Gestão e Planejamento Ambiental
Professor: Dr. Hélvio Rech
Autor da resenha: Guilherme Machado Affonso
Data limite para entrega da resenha: 13/04/2015
Data de entrega da resenha: 13/04/2015
OSTROM, Elinos. a economia ecológica: uma nota.
Bagé 2015
Elinor Ostrom foi uma politóloga e economista política estadunidense. Recebeu o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2009, juntamente com Oliver Williamson, pela análise da governança econômica, especialmente dos bens comuns. Foi a primeira mulher a receber este prêmio. Formada em ciência política pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, desenvolveu uma linha de pesquisasobre os bens comuns, influenciada pela nova economia institucional. Seu trabalho descreve a formação de uma relação sustentável entre o homem e os ecossistemas, através de arranjos institucionais que se desenvolveram ao longo de milhares de anos.
Basicamente, o trabalho de Elionor une Ciência Política e Economia. Sua análise das regras e procedimentos que regem a propriedade comum foi o que a fez ganhar o prêmio Nobel de Economia. Para a surpresa de muitos, apesar de ser brilhante e ter ganhado o prêmio, o trabalho de Ostrom era destinado principalmente a políticos e burocratas, a academia não era seu foco. Ostrom estudou como as comunidades fazem a gestão dos recursos comuns (exemplo: florestas, rios, pastagens e animais selvagens). Assim como ocorre com os bens públicos, é difícil impedir as pessoas de usá-los. Mas, ao contrário de bens públicos, e como os privados, o que uma pessoa usa, deixa menos para os outros. Sabemos, dos cursos de microeconomia, que a teoria econômica prevê que em seguida os indivíduos racionais acabam fazendo o uso excessivo desses recursos.
Ela passou grande parte da carreira estudando como certas comunidades conseguiram gerir os recursos comuns. A descoberta foi que grupos de pessoas tendem a ter conjuntos