Eliminação de resíduos
Este trabalho mostra as consequências da eliminação incorreta dos resíduos, a maneira correta de serem eliminados, mostrando que além de ajudar o meio ambiente, gera economia.
INTRODUÇÃO
São produzidas diariamente no país cerca de 241 mil toneladas de lixo, das quais 90 mil são de origem domiciliar. A média nacional de produção de resíduos por habitante estaria em torno de 600 g/dia. O desenvolvimento econômico do país vem sofrendo com a grande produção desordenada de resíduos sólidos que, por sua vez, faltam tratamento específico e lugares adequados para seu destino final ou reutilização de tais. Essa falta de estrutura vem causando impacto ambiental, social e econômico. A eliminação de resíduos tem como objetivo diminuir a quantidade de resíduos sólidos, enquanto as demais tecnologias de redução se aplicam ao resíduo efetivamente gerado, no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu impacto ambiental. Quando os resíduos sólidos não são tratados adequadamente e são dispostos sem as devidas precauções em lixões a céu aberto ou até em cursos d’água, há o perigo de contaminação de mananciais de água potável, sejam superficiais ou subterrâneos, causando a disseminação de doenças. Os resíduos sólidos são resultantes das diversas ações humanas. Podem vir de vários destinos: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de limpeza de vias públicas e outras.
ELIMINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
O lixo é produzido de todas as formas. A sua composição e o seu volume dependem largamente dos padrões de consumo e das estruturas econômicas e