Elicitar
Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Análise Estruturada de Sistemas
Unidade: Uniban-Tatuapé Série: 3º Semestre Data: 11/04/2012 Professor: Renato Reis
-------------------------------------------------
Atividade – 1 (“ELICITAR” em Análise de Sistemas)
O termo elicitar, pode ser definido como, tornar explícito, obter o máximo de informação sobre o objeto em questão. Elicitação de requisitos é o nome geralmente dado à atividade de procura dos requisitos do sistema.
É o processo de buscar, descobrir, adquirir, elaborar requisitos para sistemas baseados em computador dentro da engenharia de requisitos, cabe à elicitação a tarefa de identificar os fatos que compõem os requisitos do sistema, de forma a prover o mais correto e completo entendimento do que é demandado daquele software.
O termo elicitação de requisitos sugere que o processo é uma simples transferência de conhecimento, onde os engenheiros de requisitos documentam os conhecimentos dos clientes.
Na verdade é mais complexo, os clientes nem sempre tem uma ideia clara dos requisitos, existem conflitos de requisitos dentro da organização, geralmente ligadas a limitações tecnológicas. A elicitação é um processo complexo de negociação envolvendo todos os stakeholders do sistema. Existem quatro dimensões para a elicitação de requisitos: * Compreender o domínio da aplicação * Compreensão do problema * Compreensão da área de negócio * Conhecer as necessidades dos stakeholders
A efetiva elicitação de requisitos é importante. A aceitabilidade do sistema depende da maneira como ele aborda as necessidades dos clientes, e suporta a automatização do trabalho.
Todos eles podem usar diferentes critérios para avaliar a aceitabilidade do sistema.
O conhecimento do domínio da aplicação não é apenas recolhido num local, mas sim numa grande variedade de fontes, as pessoas que compreendem o problema estão demasiado ocupadas a