Ger Ncia De Requisitos
Gerência de Requisitos:
O principal problema dos projetos de software
José Roberto Blaschek
Aos requisitos estão associados os principais problemas do desenvolvimento de software1. Requisitos que não refletem as reais necessidades dos usuários, incompletos e/ou inconsistentes, mudanças em requisitos já acordados e a dificuldade para conseguir um entendimento comum entre usuários e desenvolvedores são as principais dificuldades relatadas, provocando re-trabalho, atrasos no cronograma, custos ultrapassados e a insatisfação dos clientes e usuários do software [2].
Muitos desses erros poderiam ser evitados se as organizações dispusessem de um processo de engenharia de requisitos definido, controlado, medido e aprimorado. No entanto, percebe-se que para muitos profissionais de Informática esses conceitos não são muito claros, o que certamente dificulta a ação dos gerentes no sentido de aprimorar os seus processos de desenvolvimento.
Este artigo aborda os conceitos de Requisito e de Processo de Engenharia de Requisitos, identificando suas principais atividades e um conjunto de boas práticas.
Conceito de Requisito e Engenharia de Requisitos
Antes de abordar o Processo de Engenharia de Requisitos, é importante conceituar requisito, termo freqüentemente citado, debatido e utilizado na redação de contratos, sem que as partes possuam uma compreensão única de seu significado.
Os requisitos de um sistema de computação constituem uma especificação das características e propriedades do sistema ou uma descrição do que o sistema deve fazer, de como ele deve se comportar, bem como das suas restrições de operação.
É importante ressaltar que os requisitos descrevem “o que o sistema deve fazer” - e também “o que ele não deve fazer” - sem dizer “o como fazer”. Quando o requisito é expresso em termos do comportamento do sistema, este comportamento deve ser possível de ser percebido por um observador externo ao sistema. Como exemplo, podese citar, como forma