Eletrônica
Em um sistema bidirecional, existe um Mux/Demux em cada terminação, sendo a comunicação realizada em um par de fibras.
Multiplexadores e de multiplexadores podem ser elementos passivos ou ativos. Mux/Demux passivos são baseados em prismas, grades de difração.
Mux/Demux ativos são baseados na combinação de elementos passivos com filtros. É fundamental nestes dispositivos minimizar o efeito “cross-talk” e maximizar a separação de canais.
A função básica de um multiplexer: combinar múltiplas entradas num único terminal de dados. No lado da recepção um demultiplexer divide o fluxo único de dados nos sinais múltiplos originais.
Um multiplexer, mux ou multiplex é um dispositivo que codifica as informações de duas ou mais fontes de dados num único canal. São utilizados em situações onde o custo de implementação de canais separados para cada fonte de dados é maior que o custo e a inconveniência de utilizar as funções de multiplexação/demultiplexação. Numa analogia física, consideremos o comportamento de viajantes que atravessam uma ponte com largura pequena, para atravessarem, os veículos executarão curvas para que todos passem