Eletrônica de potência
B) Retificador Monofásico de Onda Completa Retificador Monofásico de Ponte Médio Retificador Monofásico Tipo Ponte Retificador Monofásico Semi – controlado
C) 10 Questões sobre os Itens A e B Retificadores Controlados de Meia Onda
Com Carga Resistiva
Durante o semiciclo positivo da tensão de alimentação, o SCR estará polarizado e conduzirá se o pulso de acionamento for aplicado à porta. Se o SCR passar para o estado ligado, uma corrente fluirá na carga e a tensão de saída será igual à tensão de entrada. A corrente cai naturalmente à zero, uma vez que o SCR estará inversamente polarizado. Durante o semiciclo negativo, o dispositivo bloqueará o fluxo de corrente e não haverá tensão na carga. O SCR ficará fora até que o sinal seja aplicado novamente na porta. O período que vai de 0 a t0, representa o tempo no semiciclo positivo quando o SCR está desligado. Esse ângulo é denominado ângulo de disparo ou ângulo de retardo. O SCR conduz de t0 a (PI) esse ângulo é denominado ângulo de condução.
V0(avg)= (Vm(1+ cosα))/2π
Onde
Vm = valor máximo da fonte de tensão AC =√2 Vs
Vs = valor RMS da fonte de tensão AC
De modo semelhante, a corrente média na saída é:
I0(avg)= (Vm(1+ cosα))/2πR
O Valor RMS da corrente na carga é dado por:
IRMS= (Im/2) [1- α/π+sin2α/2π ]^(1/2)
Essas equações indicam que a amplitude da tensão de saída é controlada pelo ângulo de disparo. O aumento de α disparando o SCR posteriormente no ciclo diminuirá a tensão e vice – versa. A máxima tensão de Said, Vdo = Vm/π, ocorre quando α = 0°, o circuito atuará como um diodo. Portanto, se o SCR for disparado em α = 0°, o circuito atuará como um diodo retificador.
A tensão média normalizada é:
Vn = V0(avg)/Vdo = (( Vm(1+cos〖α)〗)⁄2π)/(Vm⁄π)= (1+ cosα)/2
Vn é a função de α, conhecida como característica de controle do