Eletrônica básica
Os semicondutores sem qualquer sombra de dúvidas revolucionaram a tecnologia dos equipamentos eletrônicos. Nesse relatório vamos poder presenciar o que são equipamentos eletrônicos semicondutores e como estes funcionam. Não se aprofundando, existe o LED que é um exemplo de semicondutor e que é utilizado em nosso cotidiano como os televisores, lanternas de carros e de pilhas, iluminação de festas etc... Por isso existe uma importância ao estudar os semicondutores e suas aplicações.
Informação Teórica
* Apresentação de um Diodo
O diodo convencional é composto por dois blocos de material semicondutor um do tipo N outro do tipo P.
A sua representação esquemática esta situada na Figura 1 como mostra abaixo:
FIGURA 1
FONTE: http://www.electronica-pt.com/
* Características de um Díodo
O díodo é um componente electrónico fundamental que tem como característica mais importante, permitir que a corrente circule apenas num sentido.
Quando o díodo está polarizado diretamente, conduz e permite circular a corrente como mostra a Figura 2.
Se está polarizado inversamente não permite circular corrente. Como mostra a Figura 3
FIGURA 2 FIGURA 3
FONTE: http://www.electronica-pt.com * Barreira de Potencial
A região próxima da superfície de separação torna-se deficiente de lacunas do lado P da junção, e deficiente de elétrons do lado N. O resultado final é uma acumulação de cargas positivas do lado N da junção e de cargas negativas do lado P. Estas cargas são constituídas por íons positivos e negativos. Quando o dipolo formado por estas duas cargas atinge alguns décimos de volt., os elétrons do lado N não conseguem passar para o lado P por serem repelidos pela