Eletrotécnica
1. Resoluções de Circuitos em corrente contínua
Definições:
a) Bipolo – é qualquer dispositivo elétrico com dois terminais; Ex.: Resistor, indutor, capacitor, gerador, etc. Símbolo do bipolo:
b) Circuito Elétrico – é um conjunto de bipolos elétricos interligados;
c) Gerador de Tensão Contínua – é um dispositivo elétrico que impõe uma tensão entre seus terminais, qualquer que seja o valor da corrente. Símbolo do Gerador de tensão contínua:
d) Gerador de Corrente Contínua – é um dispositivo que impõe uma corrente, qualquer que seja o valor da tensão aplicada aos terminais. Símbolo do Gerador de corrente contínua:
e) Associação de Dipolos em Série – é um conjunto de bipolos ligados de tal maneira que a corrente que passa por um bipolo, obrigatoriamente, passa pelos outros.
f) Associação de bipolos em paralelo – é um conjunto de bipolos ligados de tal maneira que a tensão aplicada a um é, obrigatoriamente, aplicada aos outros.
g) Ligação de Bipolos em Estrela – é um conjunto de três bipolos ligados de acordo com a figura abaixo
h) Ligação de Bipolos em Triângulo (delta) – é um conjunto de três bipolos ligados conforme com a figura abaixo
Leis dos circuitos: o processo de resolução de circuitos em corrente contínua baseia nas seguintes leis da Física:
a) Lei de Ohm: ou V = RI
b) 1ª Lei de Kirchhoff (lei das correntes): o somatório das correntes que convergem para um mesmo nó é igual a zero; (princípio: a energia não pode ser criada ou destruída)
I3 + I5 – I1 – I2 – I4 = 0 I3 + I5 = I1 + I2 + I4
c) 2ª Lei de Kirchhoff (lei das tensões): a soma algébrica das tensões ao longo de um caminho fechado é igual à soma algébrica das quedas de voltagem existentes nessa malha (princípio: a toda ação corresponde uma reação igual e contrária). ou -E1+E2+E3=I1R1–I2R2+I3r3-I4R4 -E1+E2+E3-I1R1+I2R2-I3r3+I4R4=0
Análise de Malhas