Eletroterapia aplicada à fisioterapia dermato-funcional
Resumo
Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre o emprego da eletroterapia aplicada à fisioterapia dermato-funcional.
Fonte dos dados: Foi realizada revisão da literatura sobre o tema proposto na MEDLINE e LILACS e foram incluídas também referências de livros-texto considerados como base para a compreensão da fisioterapia e medicina estética, bem como dados da apostila da disciplina.
Síntese dos dados:
Conclusão:
Eletrolipoforese ou eletrolipólise A eletrolipoforese, também conhecida como eletrolipólise, é uma técnica destinada fundamentalmente ao tratamento das adiposidades localizadas, através da aplicação de vários pares de agulhas de acupuntura no tecido subcutâneo, ligadas a uma corrente de baixa intensidade. É uma das técnicas utilizadas em clínicas de fisioterapia dermato-funcional na busca de redução de medidas, na melhora do aspecto da lipodistrofia ginóide e na tonificação e rejuvenescimento de várias regiões do corpo (MAIO, 2004). Existem poucas pesquisas realizadas com a eletrolipoforese como técnica de tratamento de eliminação de adiposidade localizada. Nessa técnica, a corrente de baixa freqüência atua diretamente nos níveis dos adipócitos e dos lipídios produzindo uma ação lipólitica (quebra de estruturas), favorecendo a sua posterior eliminação por meio do efeito neuro-hormonal que induz a um aumento do catabolismo local o qual se traduz clinicamente na redução do panículo adiposo (BORGES, 2006; MACEDO, 1993) Utiliza-se uma corrente bidirecional, com alternância de polaridade a cada segundo que trata a gordura localizada e a celulite em seus diversos graus através de uma estimulação da “pele” em 4 etapas como mostra o gráfico abaixo (RUIZ, 2010):
Onda A - tem uma dupla aplicação, sendo a primeira uma forma de estimulação com uma freqüência de