Fisioterapia Geriatra
CENTRO UNIVERSIDADE PLANALTO
BRASÍLIA
27/03/2013
FISIOTERAPIA
1° semestre
NOMES: BRUNA LORENA
EMANUELLA CRISTINA
FABRÍCIO VIEIRA
IVIA A. MARTINS
LUZIANE LIMA
LUZIANE MASCARENHAS
RÔMULO DA CONCESSÃO
Brasília, 2013
FISIOTERAPIA GERIÁTRICA
INTRODUÇÃO
A fisioterapia geriátrica é uma disciplina médica dedicada aos estudos de doenças e tratamentos para a saúde dos idosos. Surgiu por volta da década de 30, devido o aumento da população idosa e é recomendada para pacientes que apresentam dificuldades fisiológicas por causa da faixa etária seja ela neurológica, articular ou postural.
Essa disciplina, tem como objetivo tratar a saúde do idoso visando uma recuperação de seu estado físico, pois com o decorrer dos anos, as doenças crônicas vêm crescendo progressivamente, por exemplo: osteoporose, lombalaigia etc. Há vários métodos na área de fisioterapia, tais como a observação direta, elaboração de questionário que tem como função orientar a família, para que devidas precauções venham a ser tomadas pelo paciente idoso juntamente com a família sobre prevenção de acidentes, que podem acontecer em seu dia a dia, medidas como: colocar tapetes no banheiro, piso antiderrapante e outros utensílios que podem evitar esses tipos de acidente. Além do mais, há diversos tratamentos especializados no campo da fisioterapia que utiliza diferentes técnicas como: hidroterapia, mecanoterapia, cinesioterapia etc., que podem ser utilizadas dependendo do grau ou da necessidade do paciente idoso, com objetivo de restabelecer o equilíbrio corporal, preservar as atividades diárias e incentivar à reintegração social.
ASPECTO DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO IDOSA DO BRASIL
Com a melhoria da qualidade de vida que o ocorreram no final da decada de 40 e os avanços tecnologicos relacionados a área de saúde nos último 60 anos, como as vacinas uso de antibioticos a