Interculturalidade
Especialização em Direitos Humanos
Campus Cajazeiras
Educação em/para Direitos Humanos
Professora: Juliana Oliveira
Tutor a Distância: Anderson Michel Dutra de Oliveira
Tutor a Distância: Andrea Cristina Marques
Aluna: Marília Rufino de Andrade
Quais os principais desafios da Interculturalidade na educação em direitos humanos?
A política social e humanista que evidenciamos no que pode-se chamar de pós-modernidade está intimamente ligada a Interculturalidade, mas tal fenômeno psicológico e social necessita emergir de bases educacionais voltadas as tangentes do Direitos Humanos para a implantação da igualdade de forma plena, uma vez que vivenciamos a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo.
Sendo assim almejamos uma suposta diversidade que conviva com fenômenos igualmente surpreendentes de homogeneização cultural, mas para que isso aconteça é preciso vencer os desafios da própria Interculturalidade para a promoção da educação em direitos humanos. Dentre vários desafios podemos elencar a necessidade de descontruirmos e desnaturalizarmos as amarras históricas do preconceito que construíram e se fixaram “naturalmente” na nossa sociedade, dispensando o monoculturalismo e o etnocentrismo, a fim de implantar vínculos educacionais que difundam o caráter questionador e multicultural das relações humanas.
Outro fator que precisar ser superado está relacionado a monocultura escolar, sobre essa temática é preciso implantar no currículo preceitos pedagógicos com os quais os alunos possam adquirir habilidades e competências voltadas para a valorização da igualdade, das várias culturas e construírem uma educação voltada para a valorização da pessoa humana independente de sua origem ou cor.
É preciso evidenciarmos ainda como desafio a reconstrução de identidades culturais atuais e passadas tanto no âmbito coletivo e individual alcançarmos uma interação cultural, sem desvalorizar e conceituar uma